São Paulo vive um paradoxo. Ao mesmo tempo em que o secretário de Transportes Metropolitanos Jurandir Fernandes fala em cancelar o programa de estacionamento e aluguel de bicicletas nas estações de trem e metrô, explode na cidade a demanda por mais redes cicloviárias (formadas não só por ciclovias, mas também por rotas compartilhadas com velocidade limitada para veículos motorizados).
Com o intuito de ajudar neste difícil debate sobre o espaço das bicicletas na cidade, a Biblioteca do OutrasVias apresenta livro que é referência em políticas públicas para este tipo de modal: “A bicicleta e as cidades – Como inserir a bicicleta na política de mobilidade urbana”.
A publicação reúne informações e exemplos detalhados de como as bicicletas podem ter um papel importante na criação de redes complementares ao transporte coletivo, fortalecendo o mesmo. Os benefícios para o poder público de incentivar o uso de bicicletas e também a construção de cidades mais humanas são listados com cuidado.
Trata-se de leitura obrigatória para quem administra o trânsito ou tem interesse em como serão as políticas transportes nas cidades do futuro.
Junto com o livro, o Instituto de Energia e Meio Ambiente organizou um vídeo resumindo algumas das principais ideias. Vale acompanhar com atenção cada um dos nove minutos reunidos nesta caixinha aí embaixo.
Veja o post no blog da Sofia, sobre bicicletas e a Curitiba em 2030.
http://www.cidadesinovadoras.org.br/blog2030
Por tão pouca gente optar pelos ônibus e bicicletas que nenhuma cidade do Brasil está entre as 10 mais limpas no mundo. Veja quais são elas em http://migre.me/3Hv5U
Olá sou sócio fundador da TC Urbes,empresa especializada em projeto e planejamento cicloviário. Fomos nos que desenvolvemos o livro A bicicleta e as cidades – http://tcurbes.com.br/pt/pesquisas/publicacoes.html para o IEMA.
Para saber mais do nosso trabalho entre em contato ou visite o nosso site (que está um pouco desatualizado). Um trabalho de grande importância ( que não está no site) que recentemente elaboramos pra a Rede Nossa São Paulo foi o desenvolvimento das Diretrizes e Propostas para o Plano de Mobilidade Sustentável Para São Paulo – http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/13506, que proporcionou a verba do orçamento da câmara de vereadores de 2011 para a execução de um plano de mobilidade para São Paulo.
Parabéns pelo Blog.
Atenciosamente,
Ricardo Corrêa
Oi Daniel,
Muito legal o vídeo.
Morando no Rio e em frente ao meu trabalho, abdiquei do carro. Não tenho mais. Caminho bastante, uso o ônibus de integração do metrô e, quando está tarde ou dá preguiça, pego um táxi. Isso resolve 90% dos meus problemas de transporte.
Não uso bicicleta pelas razões que a moça cita no filme. Se estou na calçada, atrapalho os pedestres, na rua serei morto pelos ônibus. Adorarei ter uma bicicleta para trajetos curtos o dia que achar que posso usá-la sem stress e sem muito risco.