Para começar

Que tal incluir a bicicleta na sua rotina? Ou, pelo menos, começar a deixar o carro na garagem uma, duas, três vezes por semana. E não falo em passar o domingo deitado em uma rede lendo o jornal ou em aproveitar que as ciclofaixas de lazer da cidade estão sendo ampliadas. Nem de ir arriscar umas pedaladas em um parque no fim de semana.

Garotos se equilibram para espiar o muro do Autódromo de Interlagos (foto: Daniel Santini)

Falo em alterar hábitos e adotar novos meios de transporte, mais ecológicos, sustentáveis e divertidos que o carro. A bicicleta é um veículo fantástico; não polui, é mais eficiente, ocupa menos espaço e não gera congestionamentos.

Pedale. Nem que seja para ir até o mercado um dia comprar legumes frescos para uma salada – ou um bom peixe para colocar no forno e deixar assando lentamente com alhos cortados em fatias finas. Ou para ir a uma lanchonete mesmo.

Comece em trajetos curtos, até o campo de várzea para jogar uma pelada com os amigos, até a faculdade, até um curso, até a natação, sei lá. Depois, pense em ir até o trabalho. No fim, os destinos não são tão distantes assim e, mesmo que sejam, dá para combinar uso de bicicleta com transporte coletivo. Ou para usar só o transporte coletivo, que também é uma boa.

Imagem do carro do futuro, em concurso de cartoons realizado no Irã em 2009 (clique no desenho para ver outras)

Soluções

Esse blog nasce com o objetivo de incentivar o transporte alternativo em São Paulo. A situação é crítica na cidade hoje e boa parte dos problemas de todos está ligada ao fato de que não cabem tantos carros nas ruas.

Se deixarmos de buscar soluções e investir em transporte público de qualidade, não adianta ampliar avenidas e pontes, e sair asfaltando tudo pela frente – o que só agrava as enchentes. É hora de mudanças.

Não dá mais para continuar queimando tanto combustível, poluindo o meio ambiente e tornando a cidade inabitável.

Outras Vias

Agora fique à vontade para dar uma olhada no site. Abri uma biblioteca onde serão reunidos todos os livros-dicas aí do lado. O primeiro aí do lado é  sensacional e bibliografia indispensável para quem pretende estudar mobilidade.

Também haverá espaço para histórias, rotas e personagens. É um jeito de compartilhar experiências e incentivar outras pessoas a alterarem os hábitos. Aliás, aqui tem algumas dicas de como deixar o carro na garagem e se deslocar. Também vale dar uma olhada nas páginas dos cicloativistas aí do lado, amigos e conhecidos que fazem parte de um movimento crescente de mudança de rumos. Bem vindo.

4 Respostas to “Para começar”


  1. 1 Jeanne C. 14/06/2010 às 11:35 pm

    Essa foto dos meninos se equilibrando tá genial. Parabéns pelo blog!

  2. 3 oscar 17/06/2010 às 8:42 pm

    Bem Vindo Daniel,

    Junte-se aos milhares que, como você, já tão por aí bicicletiando.
    Mas há muito ainda a se pedalar !
    Mais ainda o que prosear por estes sítios digitais.
    Já pus uma placa com seu endereço na porteira do meu rancho e, vou aconselhar meus compadres que o façam também.

    E VIVA AS MAGRELAS

    oscar

    • 4 Daniel Santini 22/06/2010 às 12:18 pm

      Agradeço, sô. Tomei a liberdade de colocar uma placa com seu endereço junto aos links aí do lado também. Saudações!


Deixe um comentário




Os autores

Daniel Santini é jornalista, tem 31 anos e pedala uma bicicleta vermelha em São Paulo. Também colaboram no blog Gisele Brito e Thiago Benicchio.

Junte-se a 54 outros assinantes
junho 2010
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Dica de leitura

compartilhe ideias

Quando uma cidade congestiona é preciso pensar alternativas de trânsito; discutir, dividir caminhos e dialogar. Ocupe este espaço.

Creative Commons License