O trânsito e a Copa do Mundo

Bandeira do Brasil em selim de bicicleta. (Foto: Daniel Santini)

Na África do Sul não faltam reclamações sobre a demora para chegar aos estádios e confusão no trânsito. O sistema de transporte público é ruim na maioria das cidades e todo mundo tenta chegar ao mesmo tempo aos estádios de carro.

Trânsito abre Copa – Lancenet
Falta de transporte público na África – Estadão

Amigos que estão trabalhando na cobertura da Copa do Mundo reclamam de levar até meia hora em um trajeto de 20 metros! A média de um ciclista pedalando sem pressa é cerca de 15 km por hora.

É o que acontece em sistemas baseados em transporte individual. Aliás, quem utilizou o carro na manhã desta terça-feira, 15 de junho, em São Paulo teve dificuldades com todo mundo tentando chegar mais cedo no trabalho para sair a tempo de ver o jogo do Brasil.

Copa do Mundo

Trânsito na manhã do dia do jogo do Brasil em São Paulo. (Imagem: CET)

Agora nem tudo é trânsito caótico na África do Sul. A Renata Falzoni, que está pedalando a Copa, conta neste vídeo um pouco sobre ir a um estádio sem carro na Cidade do Cabo.

Enquanto isso no Brasil, os estádios são vetados por falta de estacionamento para carros. Renata Falzoni

É impressionante como todo mundo sorri nas imagens que ela registrou.

No país em que a Copa está sendo disputada, a Falzoni descobriu também o projeto “Bycicle Portraits”, que reúne registros de quem usa a bicicleta no dia-a-dia. São fotos fantásticas e, mesmo para quem não fala inglês, vale dar uma espiada no site deles ou neste vídeo aqui.

Anúncios

3 Responses to “O trânsito e a Copa do Mundo”


  1. 1 Adriana Kfouri 15/06/2010 às 7:08 pm

    Daniel, bacana o blog! Este ano aderi à bicicleta e, ao menos três vezes na semana, deixo o carro em casa e pedalo os 6 km que dividem minha casa e meu trabalho. Chego mais rápido e bem menos estressada. Uma pena que as ciclovias praticamente inexistam nos bairros e a gente pedale sem segurança. Sem contar que é só quando a gente pedala que percebe o quanto desrespeita os pedestres e ciclistas no trânsito…Vale a reflexão. Mas o melhor da história é que contagia, e já consegui mais dois colegas de trabalho que aderiram a moda – que, espero, tenha vindo para ficar…
    Abs, Adriana


  1. 1 Tweets that mention O trânsito e a Copa do Mundo « Outras Vias -- Topsy.com Trackback em 16/06/2010 às 2:00 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Os autores

Daniel Santini é jornalista, tem 31 anos e pedala uma bicicleta vermelha em São Paulo. Também colaboram no blog Gisele Brito e Thiago Benicchio.

Junte-se a 55 outros seguidores

junho 2010
S T Q Q S S D
    jul »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Dica de leitura

compartilhe ideias

Quando uma cidade congestiona é preciso pensar alternativas de trânsito; discutir, dividir caminhos e dialogar. Ocupe este espaço.

Creative Commons License

outras vias no twitter

((o))eco no twitter

((o))ecocidades no twitter

  • Copa do Mundo das áreas protegidas: México. No campo da preservação da natureza os mexicanos jogam bonito. ow.ly/y7eYh 3 years ago
  • Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã. Com 1 vitória em Copas, também não vai bem se o assunto é áreas protegidas. ow.ly/y47GD 3 years ago
  • No centro das políticas ambientais brasileiras está o MMA. Entenda qual o seu papel. ow.ly/y47CM 3 years ago
  • Relatório indica lacunas no monitoramento de qualidade do ar. População tem pouca informação sobre emissões. ow.ly/xOLbG 3 years ago
  • Livro mostra como usar integralmente os alimentos e incentiva a redução do lixo orgânico residencial. ow.ly/xGVz6 3 years ago

%d blogueiros gostam disto: