Ato-debate: o transporte público em questão

arte: Carlos Latuff

Desde o começo do ano, cidadãos paulistanos têm saído às ruas semanalmente para protestar contra o aumento da tarifa de ônibus na capital. Toda quinta-feira, os atos convocados pelo Comitê de Luta Contra o Aumento e pelo Movimento Passe Livre vem mobilizando milhares de pessoas.

Hoje, terça-feira (29), às 18h, o Comitê promove um ato-debate no anfiteatro da faculdade de História da USP para avaliar o movimento e planejar os próximos passos.

Em janeiro deste ano, a prefeitura aumentou em 11,11% o valor cobrado nos coletivos e a tarifa subiu de R$ 2,70 para R$ 3,00. O índice é quase o dobro da inflação acumulada em 2010 (5,9%). O aumento de 2011 foi o terceiro da gestão Gilberto Kassab.

Além das manifestações de rua, os militantes do MPL realizam protestos em eventos que fazem parte da agenda do prefeito, como o lançamento do novo partido criado por Kassab, o PSD, ou uma visita do prefeito a um evento do setor imobiliário em Paris (França).

Na última quinta-feira (24), a Justiça de São Paulo determinou que a Prefeitura explique o aumento da tarifa no prazo de dez dias. O pedido foi feito por vereadores do PT, que alegam falhas nas planilhas apresentadas pelo Executivo para justificar o reajuste.

O estímulo ao transporte público é uma das formas de reduzir o congestionamento e ampliar a mobilidade urbana na cidade. A prática de preços proibitivos e a falta de investimentos em corredores exclusivos e na qualidade do transporte empurra os cidadãos para o transporte individual, degradando a cidade e as condições de vida da população.

Anúncios

0 Responses to “Ato-debate: o transporte público em questão”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Os autores

Daniel Santini é jornalista, tem 31 anos e pedala uma bicicleta vermelha em São Paulo. Também colaboram no blog Gisele Brito e Thiago Benicchio.

Junte-se a 54 outros seguidores

março 2011
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Dica de leitura

compartilhe ideias

Quando uma cidade congestiona é preciso pensar alternativas de trânsito; discutir, dividir caminhos e dialogar. Ocupe este espaço.

Creative Commons License

outras vias no twitter

((o))eco no twitter

((o))ecocidades no twitter

  • Copa do Mundo das áreas protegidas: México. No campo da preservação da natureza os mexicanos jogam bonito. ow.ly/y7eYh 3 years ago
  • Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã. Com 1 vitória em Copas, também não vai bem se o assunto é áreas protegidas. ow.ly/y47GD 3 years ago
  • No centro das políticas ambientais brasileiras está o MMA. Entenda qual o seu papel. ow.ly/y47CM 3 years ago
  • Relatório indica lacunas no monitoramento de qualidade do ar. População tem pouca informação sobre emissões. ow.ly/xOLbG 3 years ago
  • Livro mostra como usar integralmente os alimentos e incentiva a redução do lixo orgânico residencial. ow.ly/xGVz6 3 years ago

%d blogueiros gostam disto: