Fotos do Bike Tour São Paulo

Marginal do Rio Pinheiros no Aniversário de São Paulo. Foto: Daniel Santini

Ontem, terça-feira, 25 de janeiro, como parte da celebração pelo aniversário de São Paulo, mais de 7 mil pessoas participaram da terceira edição do World Bike Tour em São Paulo. Trata-se de um evento que, com apoio do Governo Federal, Governo Estadual e da Prefeitura, tem como objetivo declarado “a união de esforços na conscientização dos cidadãos, para o incremento da utilização da bicicleta, prática de mais esporte e na adoção de estilos de vida mais saudáveis e estimulantes”, e que se propõe a ser “acontecimento de referência na mobilização social (…) através da sensibilização para o uso da bicicleta, como meio de lazer e transporte não poluente”.

Um carro a menos! Foto: Daniel Santini

Exato, bicicleta como meio de transporte. Essa é a parte mais legal do Bike Tour. O evento, disputadíssimo porque o ingresso dá direito a uma bicicleta, tem entre os objetivos estimular as pessoas a buscarem outras vias de deslocamento nas cidades. Em uma metrópole com todos os vícios e problemas de anos e anos de apoio e priorização ao transporte individual motorizado, chamar a atenção para este veículo como uma alternativa aos carros pode ser um começo interessante.

É claro que é só uma sementinha, um primeiro passo em meio a uma série de mudanças ainda necessárias, que incluem não só políticas de apoio a bicicletas, mas também de fortalecimento e incentivo à adesão ao transporte coletivo em detrimento ao individual.

Bikes especiais para quem não pedala com os pés. Foto: Daniel Santini

O Bike Tour é um evento que tem potencial de despertar muita gente para a possibilidade de transformar São Paulo em uma cidade mais humana, agradável e divertida. Merece aplausos por isso. Mas também merece críticas por problemas que vão desde falhas técnicas nas bicicletas distribuídas (sobraram reclamações de pneus murchos ou furados e problemas mecânicos) até a falta de sensibilidade em relação ao retorno dos participantes.

Bikes de alguns dos voluntários que ajudaram na volta para casa. Foto: Daniel Santini

Após distribuir milhares de bicicletas, os organizadores e autoridades simplesmente esqueceram de orientar ou ajudar na volta para casa. Muitos dos que fizeram o passeio eram novatos, alguns com dificuldades em percursos simples. Nenhuma medida foi adotada e, oficialmente, nem a Ciclofaixa de Lazer, que passa ao lado do percurso, funcionou ontem.

É como se a bicicleta fosse para dias de lazer e domingos ensolarados e só. Neste contexto, depois de passear, muitos colocaram as bikes novas no carro. Boa parte delas acabará condenada a empoeirar em garagens, penduradas com pneus murchos e correntes enferrujadas.

Outros foram ajudados por integrantes da Bicicletada de São Paulo, que, voluntariamente, organizaram grupos para ajudar e orientar quem quis voltar pedalando para casa. A Bicicletada é aquela Massa Crítica que toda última sexta-feira do mês se forma na Praça do Ciclista, na esquina das avenidas Consolação e Paulista em uma manifestação alegre e divertida por uma cidade com diversidade no trânsito (a próxima é nesta sexta-feira, concentração a partir das 18h e saída por volta das 20h).

Com cartazes, voluntários ajudaram a organizar os grupos. Foto: Daniel Santini

Bonde Zona Leste. Foto: Daniel Santini

Os cartazes improvisados e placas de papelão, serviram para reunir pessoas e organizar um retorno com mais segurança. Gente que tinha deixado o carro na USP se arrependeu por não poder voltar pedalando nos “bondes” formados. Amizades foram feitas, ideias trocadas e sementes de um jeito diferente de ver e viver a cidade foram plantadas.

Leia também o relato no Vádebike.org e veja fotos de bikes da Massa abaixo.

Ciclista é amigo. Foto: Daniel Santini

Eu transito, você congestiona. Foto: Daniel Santini

Tá com pressa? Vá de bike. Foto: Daniel Santini

Cultura da bicicleta. Foto: Daniel Santini

Volte pedalando. Pergunte como. Foto: D. Santini

Anúncios

1 Response to “Fotos do Bike Tour São Paulo”


  1. 1 eduardomerge 26/01/2011 às 8:22 pm

    Problemas existem… E com a percepção do Daniel chegamos próximo ao ideal… Gestão compartilhada dos atores do evento… Mas nada apaga o brilho dos momentos Bike Tour São Paulo 2011.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Os autores

Daniel Santini é jornalista, tem 31 anos e pedala uma bicicleta vermelha em São Paulo. Também colaboram no blog Gisele Brito e Thiago Benicchio.

Junte-se a 55 outros seguidores

janeiro 2011
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Dica de leitura

compartilhe ideias

Quando uma cidade congestiona é preciso pensar alternativas de trânsito; discutir, dividir caminhos e dialogar. Ocupe este espaço.

Creative Commons License

outras vias no twitter

((o))eco no twitter

((o))ecocidades no twitter

  • Copa do Mundo das áreas protegidas: México. No campo da preservação da natureza os mexicanos jogam bonito. ow.ly/y7eYh 3 years ago
  • Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã. Com 1 vitória em Copas, também não vai bem se o assunto é áreas protegidas. ow.ly/y47GD 3 years ago
  • No centro das políticas ambientais brasileiras está o MMA. Entenda qual o seu papel. ow.ly/y47CM 3 years ago
  • Relatório indica lacunas no monitoramento de qualidade do ar. População tem pouca informação sobre emissões. ow.ly/xOLbG 3 years ago
  • Livro mostra como usar integralmente os alimentos e incentiva a redução do lixo orgânico residencial. ow.ly/xGVz6 3 years ago

%d blogueiros gostam disto: