Aumento na passagem de ônibus em São Paulo

São Paulo tem o ônibus mais caro do Brasil

Desde ontem, 5 de janeiro de 2011, andar de ônibus municipal em São Paulo custa R$ 3. A passagem custava R$ 2,70 e sofreu um reajuste de 11% – praticamente o dobro do que o da inflação, que foi de pouco mais de 5%.

Alguém que utiliza ônibus duas vezes por dia nos dias úteis, para ir e voltar para o trabalho, por exemplo, terá que gastar R$ 30 por semana; ou pelo menos R$ 120 por mês. Sem falar nos fins de semana.

O salário mínimo no Brasil hoje é de R$ 510. Isso significa que em São Paulo o trabalhador que mais pena para conseguir fechar o mês terá que sacrificar 23,5% do salário só para chegar ao emprego. O mínimo deve aumentar para R$ 540 este ano, um aumento de menos de 6%. Mesmo com tal reajuste, o trabalhador continuará torrando mais de 1/5 do salário com ônibus: 22,2%.

Lógico que, para quem tem bons salário, R$ 120 por mês não é tanto assim. O problema é que, via de regra, quem utiliza o sistema de transporte público da cidade não é quem ganha mais de R$ 10 mil por mês. Em São Paulo, quem pode, compra um carro.

Fluxos

Tabela afixada dentro dos ônibus com os novos preços

A Globo convidou o secretário municipal de Transportes, Marcelo Branco, para justificar o aumento. Entender as explicações dele no SPTV (vídeo 1 e vídeo 2) é quase tão difícil quanto decifrar os relatórios detalhados com indicadores do sistema da SPTrans. Por lei, as prefeituras têm que prestar contas na internet e manter atualizados os dados sobre gastos públicos. A de São Paulo é uma das poucas que cumpre tal determinação, mas nem sempre é fácil compreender as planilhas colocadas no ar sem explicações.

Em essência, de acordo com o secretário, o aumento se justifica por mudanças que estão sendo adotadas no sistema de cobranças e nos repasses destinados as empresas concessionárias. A Prefeitura pretende diminuir os subsídios e há mudanças significativas em curso pouco ou nada noticiadas. O valor adicional pago pela substituição de ônibus velhos por novos deixa de ser detalhado nas planilhas, por exemplo, em função de “aditivos contratuais assinados com os operadores”, informação disponível no relatório de novembro desta página aqui.

Para compensar a falta de investimentos no sistema em si, na renovação da frota ou na ampliação das linhas existentes, e tentar minimizar o colapso do sistema, o secretário prometeu destinar verbas para obras em corredores e tudo que puder ser feito para “aumento da velocidade” dos ônibus. A ideia parece ser compensar a falta de espaço dentro dos coletivos aumentando o fluxo e incentivando os motoristas a correrem mais. Com isso, com a mesma frota é possível fazer mais viagens.

Ouvir falar em aumentar a velocidade,  para quem toma ônibus regularmente em São Paulo, pode ser bastante assustador (fico imaginando o motorista da minha linha, que já é alucinado, depois de ser orientado a ir mais rápido…).

Além disso, com o aumento das tarifas certamente mais gente optará pelo transporte individual. Mais carros na rua, mais trânsito e todas as viagens, inclusive as de ônibus ficam mais lentas. Sem falar na poluição, barulho, caos.

São Paulo não é a única cidade em que houve aumento. São dezenas de capitais que subiram os preços acima da inflação. Até agora, só em Salvador houve alguma reação, com estudantes fechando avenidas em protestos. Por aqui, manifestações pequenas (como as do grafiteiro Mundano) e pouco debate até agora. Pelo menos considerando a dimensão das mudanças em curso e a quantidade de gente que terá a vida afetada pelo aumento.

Anúncios

6 Responses to “Aumento na passagem de ônibus em São Paulo”


  1. 1 matiasmm 06/01/2011 às 3:43 pm

    a luta é braba com essa gente que precisa de dólares e mais doláres pra passar as férias longe do monstro que ajudam a criar. tão aqui pra ganhar mundos e não valorizam o aqui, só o ali no schopping x no restaurante y, e daqui pra fora para seus refúgios cercados em miami ou no guarujá.
    Dá pra acreditar que queremos sediar uma copa?

  2. 2 fernando 13/02/2012 às 1:54 pm

    isso e uma palhaçada nennn


  1. 1 Tweets that mention Aumento na passagem de ônibus em São Paulo « Outras Vias -- Topsy.com Trackback em 06/01/2011 às 12:07 pm
  2. 2 O direito à manifestação e o trânsito « Outras Vias Trackback em 14/01/2011 às 12:27 pm
  3. 3 Protestos por transporte de qualidade « Outras Vias Trackback em 21/01/2011 às 7:27 pm
  4. 4 Bicicletada contra o aumento do ônibus « Outras Vias Trackback em 31/01/2011 às 11:15 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Os autores

Daniel Santini é jornalista, tem 31 anos e pedala uma bicicleta vermelha em São Paulo. Também colaboram no blog Gisele Brito e Thiago Benicchio.

Junte-se a 55 outros seguidores

janeiro 2011
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Dica de leitura

compartilhe ideias

Quando uma cidade congestiona é preciso pensar alternativas de trânsito; discutir, dividir caminhos e dialogar. Ocupe este espaço.

Creative Commons License

outras vias no twitter

((o))eco no twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

((o))ecocidades no twitter

  • Copa do Mundo das áreas protegidas: México. No campo da preservação da natureza os mexicanos jogam bonito. ow.ly/y7eYh 3 years ago
  • Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã. Com 1 vitória em Copas, também não vai bem se o assunto é áreas protegidas. ow.ly/y47GD 3 years ago
  • No centro das políticas ambientais brasileiras está o MMA. Entenda qual o seu papel. ow.ly/y47CM 3 years ago
  • Relatório indica lacunas no monitoramento de qualidade do ar. População tem pouca informação sobre emissões. ow.ly/xOLbG 3 years ago
  • Livro mostra como usar integralmente os alimentos e incentiva a redução do lixo orgânico residencial. ow.ly/xGVz6 3 years ago

%d blogueiros gostam disto: