Verão, chuvas anormais e problemas

Arte do Cabelo (clique na imagem)

Nesta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)  anunciou a previsão de muita chuva durante o verão em São Paulo. Muita mesmo. O prognóstico indica que “os meses de dezembro e janeiro, especialmente, devem ter volumes de chuvas bem acima do normal” no Estado.

Normalmente, as cidades mais habitadas de São Paulo já alagam nesta época do ano. Isso tem relação direta com o sistema de mobilidade adotado, já que, quando se prioriza a circulação em automóveis particulares em detrimento do transporte coletivo e/ou alternativo, é necessário abrir mais e mais avenidas e ruas, asfaltando o máximo possível. Sistemas baseados em carros exigem ampliação constante da área impermeabilizada. O espaço ocupado por um ônibus, capaz de levar mais de 50 pessoas, é o mesmo que o de três carros, onde, em média, andam três pessoas.

É claro que, quanto se trata de enchentes, há outros fatores como ocupação urbana e acúmulo de lixo que podem atrapalhar o fluxo natural da água, mas, em linhas gerais, a ampliação das vias e a decorrente impermeabilização estão associadas a episódios dramáticos. Sem penetrar no solo, a chuva acumula ou segue com velocidade para os rios, que transbordam.

As previsões do Inmet são de mais chuva em São Paulo este ano. As setas indicam a previsão para os próximos meses. Os cones cinzas identificam quanto choveu em 2009.

Mal o verão começou, no dia 22, e as previsões de alto volume de chuvas do Inmet já começaram a se concretizar. Assim como a perspectiva de problemas relacionados à falta de capacidade de drenagem das cidades do Estado.

No primeiro dia, após um temporal, Bombeiros já registram uma morte na capital associada as inundações. A vítima foi a professora Michele Borges, de 28 anos, que, segundo depoimento de uma amiga ao Estadão, desceu do apartamento correndo para tentar salvar o carro ao ver a garagem do prédio enchendo. Mais pessoas sofrerão com enchentes nas próximas semanas, os motoristas principalmente.

Leia também: pedalar na chuva no blog 10 por Hora.

Anúncios

1 Response to “Verão, chuvas anormais e problemas”



  1. 1 Notícias de uma cidade alagada « Outras Vias Trackback em 11/01/2011 às 10:21 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Os autores

Daniel Santini é jornalista, tem 31 anos e pedala uma bicicleta vermelha em São Paulo. Também colaboram no blog Gisele Brito e Thiago Benicchio.

Junte-se a 55 outros seguidores

dezembro 2010
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Dica de leitura

compartilhe ideias

Quando uma cidade congestiona é preciso pensar alternativas de trânsito; discutir, dividir caminhos e dialogar. Ocupe este espaço.

Creative Commons License

outras vias no twitter

((o))eco no twitter

((o))ecocidades no twitter

  • Copa do Mundo das áreas protegidas: México. No campo da preservação da natureza os mexicanos jogam bonito. ow.ly/y7eYh 3 years ago
  • Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã. Com 1 vitória em Copas, também não vai bem se o assunto é áreas protegidas. ow.ly/y47GD 3 years ago
  • No centro das políticas ambientais brasileiras está o MMA. Entenda qual o seu papel. ow.ly/y47CM 3 years ago
  • Relatório indica lacunas no monitoramento de qualidade do ar. População tem pouca informação sobre emissões. ow.ly/xOLbG 3 years ago
  • Livro mostra como usar integralmente os alimentos e incentiva a redução do lixo orgânico residencial. ow.ly/xGVz6 3 years ago

%d blogueiros gostam disto: