Sobre desespero, congestionamentos e feriados

 

Cicloviagem na Rio Santos. Foto: J.P. Amaral (clique na imagem)

 

Sexta-feira, 17:30, e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa que as filas de congestionamento em São Paulo já chegam a mais de 140 km, ou 16,1% dos 868 km monitorados (confira como está o trânsito agora). Como toda sexta-feira que antecede algum feriado importante, a tendência é a cidade travar em questão de horas. Considerando que terça-feira, 12 de outubro, é dia de Nossa Senhora Aparecida, e existe a possibilidade de emendar o feriado, não tem como ser diferente: milhões de paulistanos tentarão deixar a capital ao mesmo tempo em um ritmo desesperado, ficando angustiados nas filas enormes para, assim que possível, tentar compensar o tempo perdido correndo demais nas estradas.

No litoral ou no interior, então, repetirão o mesmo congestionamento brigando por espaço para chegar de carro até supermercados, atrações turísticas e praias  – quanto mais perto da areia, melhor. Depois, na terça-feira, as filas voltarão a se formar, desta vez rumo à capital.

Pessoas morrerão em acidentes provocados pela pressa ou cansaço, a poluição chegará a índices altíssimos nos horários de pico e a lógica desesperada de aproveitar tudo rápido continuará acompanhando o paulistano – mesmo com a tentativa de fuga.

Trânsito, angústia e fumaça. Claro que há opções. Se você nunca ouviu falar em cicloviagem, vale dar uma olhada com carinho neste relato da que o J. P. Amaral fez sobre uma na Rio Santos. A foto que abre este texto é dele.

Bom feriado.

Anúncios

0 Responses to “Sobre desespero, congestionamentos e feriados”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Os autores

Daniel Santini é jornalista, tem 31 anos e pedala uma bicicleta vermelha em São Paulo. Também colaboram no blog Gisele Brito e Thiago Benicchio.

Junte-se a 54 outros seguidores

outubro 2010
S T Q Q S S D
« set   nov »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Dica de leitura

compartilhe ideias

Quando uma cidade congestiona é preciso pensar alternativas de trânsito; discutir, dividir caminhos e dialogar. Ocupe este espaço.

Creative Commons License

outras vias no twitter

((o))eco no twitter

((o))ecocidades no twitter

  • Copa do Mundo das áreas protegidas: México. No campo da preservação da natureza os mexicanos jogam bonito. ow.ly/y7eYh 3 years ago
  • Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã. Com 1 vitória em Copas, também não vai bem se o assunto é áreas protegidas. ow.ly/y47GD 3 years ago
  • No centro das políticas ambientais brasileiras está o MMA. Entenda qual o seu papel. ow.ly/y47CM 3 years ago
  • Relatório indica lacunas no monitoramento de qualidade do ar. População tem pouca informação sobre emissões. ow.ly/xOLbG 3 years ago
  • Livro mostra como usar integralmente os alimentos e incentiva a redução do lixo orgânico residencial. ow.ly/xGVz6 3 years ago

%d blogueiros gostam disto: