Feliz Dia Mundial Sem Carro!

Acordar bem cedo em São Paulo tem suas vantagens. Mesmo trechos inóspitos da cidade, aqueles com avenidas largas e desagradáveis tamanha fumaça e barulho, podem ficar bonitos. Olha o amanhecer na Avenida Doutor Arnaldo.

Amanhecer no comecinho da Avenida Doutor Arnaldo, sobre o viaduto que fica em cima da Avenida Sumaré

Conforme divulgado, no Dia Mundial Sem Carro, a Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) ofereceu um café da manhã para agradecer quem utiliza a bicicleta como meio de transporte na cidade. Houve distribuição de sanduíches, frutas e café na Praça do Ciclista, que fica na Avenida Paulista, entre as ruas Bela Cintra e Consolação.

Distribuição de café da manhã na Praça do Ciclista, na Avenida Paulista

A Praça do Ciclista já é um ponto de encontro tradicional na cidade. É de lá que saem as Bicicletadas todo mês na cidade – hoje acontece uma especial com concentração às 18h e saída às 20h. Além do café, quem esteve na praça recebeu também um folheto com dicas de como pedalar com segurança e sobre a importância de compartilhar as vias com respeito e cuidado.

Maçãs, barrinhas e dicas de como pedalar com segurança. Para baixar o folheto, clique na imagem

Café da manhã é sempre uma boa oportunidade de encontrar e fazer amigos, como o entusiasmado âncora da CBN, Mílton Jung, que apareceu por lá a caminho do trabalho. É bom o Herótodo Barbeiro tomar cuidado. A empolgação do Jung com a bicicleta é contagiante.

Malabares na praça!

O café da manhã também foi um momento de diversão, de observar a cidade, trocar ideias, tirar fotos. Enquanto motoristas que não aderiam ao Dia Mundial Sem Carro passavam ao redor na velocidade de uma galinha com expressões de tédio pelo trânsito logo cedo, quem foi de bicicleta e parou para tomar café no caminho do trabalho viveu a cidade de um jeito diferente.

Joaquim, o eterno mascote da Bicicletada

Um dos principais responsáveis por organizar o café da manhã foi o Matias Mickenhagen, um dos diretores da Ciclocidade. Aliás, não fosse ele, pouca gente perceberia que na Praça do Ciclista, em plena Avenida Paulista, tem um pé de amora carregado. Coisa que quem passa de carro nem sonha.

Matias Mickenhagen, o cara que fez o café acontecer, colhendo amoras na Paulista

Anúncios

3 Responses to “Feliz Dia Mundial Sem Carro!”


  1. 1 Jorge Villavisencio 28/09/2010 às 10:30 pm

    Em minha opinião é uma boa alternativa ficar um dia sem carro, quiçá pode pensar em outras alternativas de locomoção, alem claro de dar um “respiro” ao planeta que na verdade a mãe terra nos dá tudo e nos tiramos sua alegria de viver, e como e lógico estamos pagando as conseqüências como o aquecimento global, penso também em um dia de “reflexão” de como nos encontramos e o pouco que fazemos são paliativos, e só nos resta contemporizar – como é possível que desde a revolução industrial do século XIX (pouco mais de um século) tenhamos descuidado tanto, o poder do lucro sem consciência e sem futuro, por isso considero que esse dia poderia tornar-se em um ato de reflexão dos novos interesses com a máxima capacidade cultural.
    Goiânia, 28 de Setembro de 2010
    Arq. Jorge Villavisencio.


  1. 1 O que mais teve no Dia mundial sem carro foi… carro | oecocidades Trackback em 23/09/2010 às 5:25 pm
  2. 2 Praça do Ciclista é a praça da cidadania | Vá de Bike! Trackback em 28/01/2011 às 4:43 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Os autores

Daniel Santini é jornalista, tem 31 anos e pedala uma bicicleta vermelha em São Paulo. Também colaboram no blog Gisele Brito e Thiago Benicchio.

Junte-se a 55 outros seguidores

setembro 2010
S T Q Q S S D
« ago   out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Dica de leitura

compartilhe ideias

Quando uma cidade congestiona é preciso pensar alternativas de trânsito; discutir, dividir caminhos e dialogar. Ocupe este espaço.

Creative Commons License

outras vias no twitter

((o))eco no twitter

((o))ecocidades no twitter

  • Copa do Mundo das áreas protegidas: México. No campo da preservação da natureza os mexicanos jogam bonito. ow.ly/y7eYh 3 years ago
  • Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã. Com 1 vitória em Copas, também não vai bem se o assunto é áreas protegidas. ow.ly/y47GD 3 years ago
  • No centro das políticas ambientais brasileiras está o MMA. Entenda qual o seu papel. ow.ly/y47CM 3 years ago
  • Relatório indica lacunas no monitoramento de qualidade do ar. População tem pouca informação sobre emissões. ow.ly/xOLbG 3 years ago
  • Livro mostra como usar integralmente os alimentos e incentiva a redução do lixo orgânico residencial. ow.ly/xGVz6 3 years ago

%d blogueiros gostam disto: