Quem sabotou o metrô de São Paulo?

Sabotagem. A Soninha Francine creditou a paralização no Metrô hoje de manhã em São Paulo a uma suposta sabotagem relacionada à proximidade com as eleições. A Soninha é séria e merece respeito e a possibilidade de terem interrompido intencionalmente a linha vermelha não pode ser descartada.

Em episódio recente, na Linha Coral da CPTM, a empresa anunciou que foram disparados rojões contra uma composição. Desta vez, de acordo com a assessoria de imprensa da empresa, há suspeita de que o acionamento do botão de emergência pode ter sido intencional, vandalismo.

O fato é que a interrupção do sistema travou a cidade, afetou diretamente mais de 200 mil pessoas e causou transtornos gravíssimos. Lamentável.

Cuidado, frágil
O que leva a pensar sobre a tal sabotagem em si. Criar um sistema limitado e insuficiente, concentrado em apenas um eixo de deslocamento sobrecarregado, é criar condições para que, apertando um botão, alguém pare uma cidade. É preciso analisar o que aconteceu não apenas como um fato isolado, relacionado ou não a eleições e gente mal intencionada, mas como um sinal de quão frágil é o sistema baseado em transporte individual mais do que em transporte coletivo. Concentrar investimentos em ampliação de avenidas, pontes e viadutos enquanto no transporte público a situação é tão crítica no metrô é um erro grave.

São necessárias opções de deslocamento. Como aponta o Denis Russo, uma cidade com mais diversidade de alternativas de transporte, tende a ser uma cidade com menos trânsito e mais feliz. Vale registrar, aliás, que quase ao mesmo tempo que a Soninha especulava sobre sabotagem, o vereador Chico Macena defendia a criação de uma nova linha de ônibus no corredor improvisado para carros na Radial Leste

É preciso apurar o que aconteceu, punir culpados se for o caso de sabotagem mesmo, e condenar o ato. Mas, mais do que isso, é preciso criar e construir soluções.

Como destaca o Leonardo Sakamoto, como no Dia Mundial Sem Carro, amanhã, dia 22, com “uma política de transporte público que espreme 11 pessoas por metro quadrado, pedir para todos deixarem o carro na garagem?”

É até embaraçoso. Abaixo cenas que não são de hoje no Metrô de São Paulo para ilustrar a situação para quem é de fora. Não são cenas da possível sabotagem. Pelo menos, não da tal sabotagem de hoje.

Foto: Julia Chequer (clique na imagem)

Anúncios

1 Response to “Quem sabotou o metrô de São Paulo?”


  1. 1 Ardz 21/09/2010 às 3:25 pm

    Mais uma vez, boa argumentação.

    E só pra constar: alguém precisa avisar para os iluminados que não se para um trem quando o botão é apertado. Após acionado o botão, o trem só para na estação, não na linha.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Os autores

Daniel Santini é jornalista, tem 31 anos e pedala uma bicicleta vermelha em São Paulo. Também colaboram no blog Gisele Brito e Thiago Benicchio.

Junte-se a 55 outros seguidores

setembro 2010
S T Q Q S S D
« ago   out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Dica de leitura

compartilhe ideias

Quando uma cidade congestiona é preciso pensar alternativas de trânsito; discutir, dividir caminhos e dialogar. Ocupe este espaço.

Creative Commons License

outras vias no twitter

((o))eco no twitter

((o))ecocidades no twitter

  • Copa do Mundo das áreas protegidas: México. No campo da preservação da natureza os mexicanos jogam bonito. ow.ly/y7eYh 3 years ago
  • Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã. Com 1 vitória em Copas, também não vai bem se o assunto é áreas protegidas. ow.ly/y47GD 3 years ago
  • No centro das políticas ambientais brasileiras está o MMA. Entenda qual o seu papel. ow.ly/y47CM 3 years ago
  • Relatório indica lacunas no monitoramento de qualidade do ar. População tem pouca informação sobre emissões. ow.ly/xOLbG 3 years ago
  • Livro mostra como usar integralmente os alimentos e incentiva a redução do lixo orgânico residencial. ow.ly/xGVz6 3 years ago

%d blogueiros gostam disto: