Sobre jabutis, Intermodal e Dia Mundial Sem Carro

Ontem, o jabuti Ernesto participou simbolicamente do Desafio Intermodal. Mesmo sem estar inscrito, o mascote do OutrasVias fez o percurso lentamente até a Prefeitura. Apesar de seu desempenho não constar na lista oficial de resultados, parece que ele chegou antes de quem foi de carro. Mais do que a pressa, porém, o Ernesto participou por entender que a iniciativa favorece o debate e chama atenção para as diversas alternativas de se locomover pela cidade. Foi o primeiro ano em que a bicicleta não venceu no quesito velocidade – uma moto chegou segundos antes; mas, em termos de “emissão de gás carbônico” e “custo”, todos os motorizados perderam feio.

Não é por acaso que o Desafio Intermodal acontece como uma das iniciativas preparatórias do Dia Mundial Sem Carro, tradicionalmente celebrado em 22 de setembro. A data é um momento de reflexão sobre as cidades que estamos construindo e a (falta de) lógica de se investir tanto em um sistema que tem se mostrado tão pouco eficiente – vide os congestionamentos frequentes, mesmo com a expansão constante da estrutura viária (leia-se construção de pontes, viadutos e avenidas bilionárias).
Ciclocidade
Até o dia 22, outras atividades acontecem em São Paulo para promover o Dia Mundial Sem Carro. Destaque para as que a Associação dos Ciclistas Urbanos (Ciclocidade) está organizando:

Arte do Cabelo (clique na imagem)

Hoje na Avenida Paulista acontece a segunda contagem de ciclistas da associação seguindo o método fotográfico elaborado pela Associação Transporte Ativo. Este tipo de levantamento tem como objetivo ajudar a planejar políticas públicas em favor dos ciclistas urbanos. Os resultados serão divulgados na próxima semana.

No sábado, dia 18, em parceria com a Matilha Cultural, tem, como parte da 3º edição do Festival Entretodos de Curtas de Direitos Humanos, uma sessão temática de curtas relacionados à bicicleta, seguida de debate com os realizadores. Antes, às 14h, as Pedalinas – Coletivo Feminino de Ciclistas promovem uma atividade que irá contar um pouco da história e discutir as razões da existência do grupo, passando por questões de gênero e mobilidade urbana em São Paulo. O evento acontece na Rua Rego Freitas, 542. Haverá estacionamento para bicicletas.

No domingo, dia 19, também como parte do Festival Entretodos, a Ciclocidade promove um passeio em direção ao Parque da Independência para acompanhar a cerimônia de encerramento do evento, com show da cantora Céu. Voluntários da associação sairão às 9h30 da Praça do Ciclista, na esquina das avenidas Paulista e Consolação. Após o espetáculo, o grupo segue para o evento ArteMobilidade, onde o passeio termina.

O ArteMobilidade também conta com o apoio da Ciclocidade. No evento, que acontece das 13h às 20h na Tag and Juice, na Rua Gonçalo Afonso, 99, dentro do “Beco do Batman” na Vila Madalena, haverá venda de camisetas e oficinas de serigrafia, além de música e exibição de minidocumentários no final do dia. A renda será revertida para o Projeto Mão na Roda, Oficina Comunitária de Bicicletas.

Por fim, no Dia Mundial Sem Carro, quarta-feira, 22, haverá distribuição de café da manhã para quem estiver de bicicleta a partir das 7h na Praça do Ciclista, na esquina das avenidas Consolação e Paulista. A intenção é estimular quem utiliza a bicicleta no cotidiano, proporcionando também um momento de conscientização a respeito da convivência pacífica e da utilização segura da bicicleta nas ruas. De tarde, a associação participa da Vaga Viva, atividade promovida pelo Coletivo do Dia Sem Carro na Rua Padre João Manuel, nos Jardins.

Outras atividades

Além da Ciclocidade, tem mais gente brigando para chamar a atenção para a data. Vale dar uma espiada também nos seguintes endereços:

Bicicletada
Coletivo Dia Mundial Sem Carro
Instituto Ciclobr
Pedal Verde

Bom fim de semana!

Anúncios

1 Response to “Sobre jabutis, Intermodal e Dia Mundial Sem Carro”


  1. 1 Fernando 22/09/2010 às 3:37 pm

    Vamos todos participar!!!

    Em homenagem ao Dia Mundial Sem Carro a gente criou uma tirinha muito bacana, acho que vocês vão curtir compartilhar para que mais pessoas participem dessa data tão importante.

    Deem uma olhada no link abaixo:
    http://tinyurl.com/2u775ud

    Beijos e continuem com esse trabalho incrível!
    Nando.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Os autores

Daniel Santini é jornalista, tem 31 anos e pedala uma bicicleta vermelha em São Paulo. Também colaboram no blog Gisele Brito e Thiago Benicchio.

Junte-se a 55 outros seguidores

setembro 2010
S T Q Q S S D
« ago   out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Dica de leitura

compartilhe ideias

Quando uma cidade congestiona é preciso pensar alternativas de trânsito; discutir, dividir caminhos e dialogar. Ocupe este espaço.

Creative Commons License

outras vias no twitter

((o))eco no twitter

((o))ecocidades no twitter

  • Copa do Mundo das áreas protegidas: México. No campo da preservação da natureza os mexicanos jogam bonito. ow.ly/y7eYh 3 years ago
  • Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã. Com 1 vitória em Copas, também não vai bem se o assunto é áreas protegidas. ow.ly/y47GD 3 years ago
  • No centro das políticas ambientais brasileiras está o MMA. Entenda qual o seu papel. ow.ly/y47CM 3 years ago
  • Relatório indica lacunas no monitoramento de qualidade do ar. População tem pouca informação sobre emissões. ow.ly/xOLbG 3 years ago
  • Livro mostra como usar integralmente os alimentos e incentiva a redução do lixo orgânico residencial. ow.ly/xGVz6 3 years ago

%d blogueiros gostam disto: